sábado, 8 de dezembro de 2012 | By: Unknown

Apresentação da Orquestra Estudantil em evento de Natal


“Sempre haverá Natal...
Enquanto a infância acreditar em magia...
Enquanto existir o clarão das velas
E as canções forem cantadas com alegria
Enquanto o Amor entrar pelas janelas!
Sempre haverá NATAL...Enquanto a fé habitar em nossos corações
E as estrelas reluzirem como luz...
Enquanto caminharmos em busca de emoções
E o brilho do céu conduzir-nos
Ao “Menino Jesus”.
Então... sempre haverá NATAL... FELIZ NATAL!!!”

Com o intuito de apoio à cultura no município, mais uma vez a Bah! Produção Cultural, com apoio da Escola Municipal Infantil Meu Pequeno Mundo, promoveram a apresentação da Orquestra Estudantil durante o evento de encerramento no ano letivo.  Cerca de 93 famílias estavam presentes para prestigiar seus filhos na dramatização sobre o nascimento de Jesus e a apresentação da Orquestra Estudantil dirigida pelo regente e professor musical Jair Gonçalves, membro fundador da ONG.
A orquestra apresentou canções que variaram do estilo erudito, MPB, Rock, Latino Americano e Músicas de Desenho animado, o que chamou a atenção dos pais que ainda não haviam tido o contato com as apresentações da orquestra. Ao final da apresentação, Jair Gonçalves destacou a importância da promoção da cultura nas escolas e principalmente, o apoio que entidades como a Bah! Produção Cultural tem dentro do envolvimento cultural.
Na visão do Maestro, “Ijuí está muito atrasada em questões culturais, sendo que quase não existem políticas públicas, pessoal e projetos de qualidade neste setor, questão que é de consenso das direções das escolas que acolhem o projeto, como IMEAB, Thomé de Souza, das quais a Orquestra possui integrantes na Orquestra Estudantil”.
O músico e educador Jair Gonçalves é um ferrenho crítico político, cultural e educacional. Vivenciando as dificuldades que cercam o incentivo cultural, sabe que as grandes mazelas da nação são frutos de grandes irresponsabilidades políticas dentro de uma má administração de verbas públicas: "Aqui em nosso município, por exemplo, dizem que foi investido mais de um milhão e meio em cultura. Mas eu pergunto se esta verba chegou a atender as necessidades daqueles que mais precisam dos direitos e incentivos culturais, ou seja, as pessoas da periferia e classe econômica baixa? Acredito que não e por isso que lutamos contra isso".
 “O incentivo cultural é uma forma de retirar os jovens das ruas e trazer a eles o verdadeiro sentido da cultura, que no momento, é o que mais falta dentro de nossa cidade. Nós, como educadores e promotores da cultura devemos olhar para o futuro de nossos jovens”, diz Egmar Ribeiro, jornalista do blog "Fato em Pauta" e um dos criadores ONG da Bah! Produção Cultural juntamente com Jair Gonçalves. 
“Queremos iniciar o ano de 2013 com novos eventos e projetos voltados à cultura e também à educação. Queremos continuar os trabalhos com os jovens, mas pretendemos expandir”

Veja abaixo, alguns momentos desta excelente apresentação da Orquestra Estudantil:


 "Há a necessidade de se promover a cultura entre os jovens para retirarmos todos quantos possíveis das ruas. Há muitos projetos que podem ser trabalhados, o que falta é incentivo por parte dos governos. Existem Políticas Públicas que podem ser feitas e recursos melhor implantados".
Egmar Ribeiro


 "Nós, como educadores, devemos estar à par do que move o interesse de um jovem e pré-adolescente. Devemos observar as suas necessidades e colocar em prática ações de incentivo às artes e também ao desenvolvimento moral e educacional dos mesmos. O que temos hoje é uma falta de incentivo cultural no âmbito nacional e devemos como educadores incentivar a cultura".
Jair Gonçalves


"O que nos move dentro deste projeto é o fato de ver no rosto destes jovens a satisfação no que estão fazendo. Na nossa realidade, quando de estes estudantes teriam o contato de forma gratuita com estes instrumentos musicais? A realidade não permitiria! Mas aqui estão, longe de drogas e das ruas... o que estamos tentando fazer como promotores de cultura é dar um, quem sabe, futuro para estas crianças. Aqui podemos estar formando novos professores de música ou até mesmo, um futuro produtor cultural. Por que não?!"
Egmar Ribeiro


"Os jovens, em termos gerais, não têm garantias de seus direitos sociais e culturais, embora a Legislação preveja isso e esteja sendo injetado milhões em Reais em programas de cultura, nem sempre os recursos chegam a quem mais precisa, ou seja, os jovens e as crianças de todo o país". 
Jair Gonçalves









Agradecemos aos integrantes da Orquestra Estudantil pela coragem e disciplina mostrados a cada apresentação. Isso é o incentivo que faltava para mostrar que podemos sim gerar projetos que busquem a difusão da cultura.

Orientação e Arranjos: Jair Gonçalves

Integrantes:

Trompete: Henrique, Tierre, Guilherme, Jean, Tarcísio
Trombone: Eros Natan
Saxofone: Alisson, Leonardo
Bombardino: João
Flauta Doce: Mariana, Katiúcia, Stéfany, Caroline, Fátima
Flauta Transversa: Janiele
Bateria: Jaderson
Baixo Elétrico: Alexandre Gonçalves
Violino: Fábio
Viola: Gabriel
Guitarra: Daniel
Violões: Amanda, 
Afredo, Merian, Amanda, Karen e Leonardo










1 comentários:

Unknown disse...

Que coisa linda que foi esta apresentação, o professor Jair Gonçalves e as crianças estão de parabéns, e que 2013 tenhamos mais apresentações maravilhosas como essa, Ijuí precisa de mais cultura qualificada!

Postar um comentário